Scania e Itaipu testam ônibus a biometano

A Scania colocou em circulação no País o primeiro ônibus a biometano da história da indústria de veículos comerciais. A iniciativa resulta de parceria com Itaipu Binacional, Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás-ER), Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e Granja Haacke, de Santa Helena (PR), responsável pelo fornecimento do biometano.

Produzido a partir de dejetos de aves poedeiras, o gás é filtrado e envasado antes de ser transportado para Foz do Iguaçu, primeira cidade onde o ônibus foi utilizado em demonstração.

“Fabricado na Suécia, o veículo atende à normativa Euro 6 e é considerado um dos mais modernos do transporte público do mundo, com motor dedicado ao uso tanto com gás natural veicular (GNV) quanto do biometano como combustível. Ele emite 70% menos poluentes que um similar a diesel”, explica o diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil, Sílvio Munhoz. Depois de Itaipu, onde fez o transporte de funcionários e estudantes por cerca de um mês abastecido apenas com biometano, o ônibus seguirá para os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro a fim de mostrar a aplicação da tecnologia tanto em rotas urbanas como em fretamento e transporte intermunicipal. “Estamos recebendo consultas de outras cidades interessadas”, diz Munhoz. “O mais importante é perceber que ela é 100% viável para comercialização.” Segundo o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Júnior, que também preside a Associação Brasileira de Biogás, o objetivo da parceria é demonstrar a viabilidade da aplicação do biometano na mobilidade urbana.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) está com uma consulta pública aberta para regulamentar o uso do combustível. “Estamos satisfeitos com os resultados que obtivemos na demonstração. Ele superou nossas expectativas”, diz Bley. “Acreditamos na viabilidade do biometano e estamos iniciando um novo período na busca de alternativas mais sustentáveis ao meio ambiente.”Munhoz conta que os 3 mil quilômetros que o ônibus percorreu dentro de Itaipu comprovaram os benefícios do uso do combustível renovável. “Em relação ao preço por quilometragem, o custo do biometano é menor em 56% ante um veículo similar a diesel”, revela.

O ônibus mede 15 metros, tem dois eixos direcionais e capacidade para até 120 passageiros. As características do motor Scania Euro 6 a gás permitem que o veículo rode com biometano, gás natural ou a combinação de ambos. Antes de chegar ao Brasil, o ônibus Scania passou pelo México e pela Colômbia, sempre abastecido com GNV. Em Bogotá foi testado em condições extremas: altitude elevada, baixa pressão atmosférica, tráfego pesado e ladeiras.

fonte: Automotive Bussiness


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