Mercedes-Benz Actros alcança 60% de conteúdo local

Conforme adiantou Automotive Business, em dezembro (leia aqui), a Mercedes-Benz confirmão que seu caminhão extrapesado Actros produzido na fábrica de Juiz de Fora (MG) alcançou o índice de localização de 60%, com a conclusão da terceira etapa do processo, chegando ao patamar de exigência mínima para ser financiado pela linha Finame/PSI do BNDES, com juros menores que os praticados pelo mercado.

“Os extrapesados Actros rodoviários iniciam uma nova etapa no mercado brasileiro”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A nossa equipe de engenharia se dedicou fortemente para que o modelo fosse rapidamente nacionalizado”, acrescentou.

O modelo começou a ser importado para o Brasil em 2011 e sua montagem se iniciou por aqui no ano seguinte. Em 2013, a empresa passou a usar sistema de exaustão, rodas e pneus fabricados no Brasil e em 2014 foi a vez de eixos, suspensão, sistemas elétricos, bancos e sistemas de freios, quando o índice alcançou 40% de conteúdo local. Dessa forma, o caminhão só podia acessar 80% do financiamento pelo BNDES.

Nesta terceira fase, a empresa alcançou os 60% com a produção local de seu motor OM 475, fabricado na unidade da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP), que também inclui o sistema de combustível e sistema de direção hidráulica de produção nacional. Neste patamar, o caminhão pode usufruir de 100% das condições do Finame PSI, que financia 50% do valor do modelo para grandes empresas e 70% para pequenas e médias.

Oferecido nas versões 2546 6x2 e 2646 6x4, o cavalo mecânico traz eixos traseiros sem redução nos cubos, atendendo várias configurações de implementos, que podem ser semirreboques como os de carga seca aberta, furgão, sider, graneleiros, tanques de líquidos e gases e porta-contêiner. Indicado para longas distâncias, o Actros vem em quatro opções de cabine: leito teto baixo, leito teto alto, megaspace e megaspace segurança, esta última com sistema de orientação de faixa de rodagem, controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e retarder.

fonte: Automotive Business


Busca do site

Busca

VDO On Board - A solução em gerenciamento de frota

VDO On Board - A solução em gerenciamento de frota

A plataforma VDO On Board é um serviço de gerenciamento de frotas online da VDO, acessível a partir de qualquer computador, celular ou tablet.

Dicas de preenchimento do disco diagrama

Dicas de preenchimento do disco diagrama

Veja algumas dicas importantes de preenchimento do disco diagrama

Evite ser multado!

Evite ser multado!

Veja dicas importantes de como evitar algumas multas de tacógrafo