Nova tecnologia reduz peso do caminhão em mais de 20%

A engenharia do Grupo Volvo desenvolveu uma tecnologia que permite a redução do peso de seus caminhões (cabine + chassi) em, pelo menos, 20%. Isso, sem comprometer a capacidade de carga. A nova tecnologia deverá ser aplicada a linha de caminhões pesados da marca em um prazo de 10 anos.

Com tamanha redução de peso, o caminhão e/ou ônibus pode ser equipado com um motor de menor porte, reduzindo significativamente o consumo de combustível e, consequentemente, da emissão de gases poluentes, especialmente se o veículo for movido com combustível renovável, ou uma solução híbrida (motor diesel + motor elétrico).

“Estamos criando um veículo super-leve num ambiente computadorizado que simula como milhares de pequenas alterações de projeto podem reduzir o peso total do veículo sem afetar outras de suas características, como a capacidade de absorver choques ou a habilidades para carregar cargas”, revela Carl Fredrik Hartung, gerente de projeto da Volvo Technology.

“É importante fazermos simulações computadorizadas meticulosas e padronizarmos o processo de produção para que alcancemos uma solução comercialmente viável para a fabricação de veículos mais leves”, conclui Hartung.

fonte: Transpoonline


Busca do site

Busca

VDO On Board - A solução em gerenciamento de frota

VDO On Board - A solução em gerenciamento de frota

A plataforma VDO On Board é um serviço de gerenciamento de frotas online da VDO, acessível a partir de qualquer computador, celular ou tablet.

Dicas de preenchimento do disco diagrama

Dicas de preenchimento do disco diagrama

Veja algumas dicas importantes de preenchimento do disco diagrama

Evite ser multado!

Evite ser multado!

Veja dicas importantes de como evitar algumas multas de tacógrafo